BLOG

Medicina, tecnologia e bem-estar em um só lugar

A Importância da Dieta na Qualidade do Sono

on : 4 de outubro de 2016 comments : (Comentários desativados em A Importância da Dieta na Qualidade do Sono)

Bons hábitos de sono são imprescindíveis para uma vida saudável e para uma melhor qualidade de vida. O que pouca gente leva em conta, porém, é que, uma alimentação saudável é muito importante para dormir melhor.

A insônia, por exemplo, é um dos problemas mais comuns dentre os distúrbios do sono, pode ser diminuída e evitada, com a simples melhora dos hábitos alimentares. Comer muito antes de adormecer, ou mesmo, ir deitar com fome, são fatores que prejudicam o descanso. Isso porque, a hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) libera adrenalina, um estimulante, o que dificulta o relaxamento e o sono tranquilo.

Um dos fatores desencadeantes da insônia é que muitas pessoas com dificuldade para dormir tem um baixo nível de Triptofano, um aminoácido que contribui para a indução do sono e que eleva os índices de serotonina, aumentando a sensação de bem-estar.

Portanto, consumir alimentos com elevado índice desse aminoácido, pode gerar melhor qualidade do sono.

Uma boa dica é ingerir leite antes de dormir. Esse alimento, possui uma alta quantidade do Triptofano, e ajuda a adormecer mais facilmente. Se quiser, adoce o leite com uma colher de mel, um carboidrato que facilita a absorção dessa substância.

Confira outras dicas que podem te ajudar a dormir melhor:

  • Evite alimentos com alto teor de gordura durante a noite, pois podem levar a um sono irregular;
  • Diminua o consumo de cafeína antes de dormir: chocolate, chá preto ou mate, café e refrigerantes são estimulantes do Sistema Nervoso Central e podem contribuir para a insônia.
  • Chás sem cafeína ( erva-doce, camomila, cidreira ou hortelã), contribuem para um sono mais regular.

Para mais dicas e cuidados com alimentação e sono, é imprescindível o acompanhamento nutricional individualizado. Cuide-se bem!

Por: Dra Cláudia Teixeira, Nutricionista da Clínica Gestar.

Veja outras seções: Medicina futura & robótica, Pela curaSó da mamãe.

admin

Author

view all posts