Diagnóstico

Os exames e a importância de um especialista

Como é feito o diagnóstico?

Como você pode saber se tem endometriose?

A única forma de você saber se tem endometriose e na consulta com o médico especialista. O primeiro passo é você prestar atenção no seu corpo e caso ache que algo não está bem procurar o ginecologista. Ele deverá ser um médico que se dedique ao estudo da endometriose e que tenha larga experiência profissional no seu tratamento. Na consulta, será feita a anamnese médica e você apresentará as suas queixas. A seguir, o especialista deverá realizar o exame físico ginecológico e solicitar alguns exames, ou avaliar exames caso você tenha trazido algum à consulta. É importante relatar ao médico se você tem uma parente de primeiro grau portadora de endometriose, uma vez que a chance de ter a doença está aumentada em aproximadamente 9% nas parentes de portadoras.


Quais exames o médico poderá solicitar?

O diagnóstico de certeza da endometriose depende da realização de uma videolaparoscopia convencional ou auxiliada pela robótica, com realização de biópsia dos implantes e confirmação pelo exame anatomopatolóigo. A videolaparoscopia é um exame onde uma pequena câmera de vídeo é introduzida no interior do abdomen, proporcionando a visualização e biópsia dos implantes com muita acurácia.


Exames laboratoriais

O exame da dosagem do CA-125 quando solicitado num contexto de forte suspeita clínica e radiológica de endometriose, pode colaborar para reforçar as suspeitas, porém, isoladamente ele é muito pouco específico e não tem valor diagnóstico.


Alguns exames de imagem colaboram muito para chegarmos perto do diagnóstico, e os melhores para esse fim são:

Ressonância Magnética

É o exame onde você ficará deitada numa maca e entra dentro de um "tubo". Ali são realizadas fotografias muito precisas do interior do corpo na área suspeita de estar afetada pela endometriose. Pode ser realizada uma sedação, caso você tenha problemas com claustrofobia.
O exame dura de 30 a 60 minutos e pode ser necessário o uso de um contraste endovenoso.

Ultrassom Transvaginal com preparo intestinal

Este é um exame de ultrassom convencional, mas realizado por um radiologista experiente no diagnóstico da endometriose. Um esvaziamento da porção final do intestino será feito através do uso de laxantes por via oral. Esse exame permite visualizar-se com muita acurácia as lesões causadas pela endometriose profunda, principalmente as formas intestinais e do septo retovaginal.

Colonoscopia

A colonoscopia é um exame onde uma pequena câmera é introduzida via retal para observar-se o interior do intestino. Também é realizado após preparo intestinal, com sedação, e permite o diagnóstico da endometriose profunda que atinge a última camada do intestino, a mucosa. Permite também o diagnóstico de outras doenças como pequenos pólipos e divertículos (fragilidades da parede do órgão).